top of page

Chica Andrade, é uma diretora, roteirista, produtora e atriz brasileira. 

Foi uma das fundadoras da primeira associação de profissionais trans do audiovisual no Brasil. Integra a Rede Paradiso de Talentos e a Rede Afirmativa Spcine, em São Paulo, além da Rede de Talentos da Firelight Media e do Sundance Trans Possibilities, em Nova York.

Representou o Brasil no American Film Showcase, em Los Angeles, em um intensivo sobre a indústria cinematográfica de Hollywood promovido pela USC, voltado a um grupo restrito de cineastas de países emergentes. Seu primeiro curta-metragem, lançado em 2016, conquistou 42 prêmios, incluindo Melhor Filme pelo júri e pelo público no Queer Lisboa e no Festival Curta Rio, recebendo elegibilidade ao Oscar no ano seguinte.

Entre 2012 e 2018, dirigiu e roteirizou dezenas de conteúdos para o Canal Futura. Foi co-diretora da série Segura Essa Pose, original Globoplay, que alcançou o Top 4 de produtos mais assistidos nas primeiras semanas de lançamento da plataforma.

chica_andrade-2.jpg
Sobre mim

Recebeu prêmios e participou de laboratórios como Diáspora Lab, Filma Afro Cartagena, entre outros, pelo argumento e roteiro de O Depoimento de Manicongo. ​Atualmente finaliza seu longa de docuficção House of Hilton, coprodução Brasil–Estados Unidos. Atua também como consultora de diversidade e inovação em projetos audiovisuais da Warner Bros e integrou o júri das mostras de cinema queer na Mostra Internacional de Cinema em São Paulo e no Festival do Rio, em 2025.

Destaques

 

2022 | Participou do Berlinale Talents

2023 | Se tornou consultora de projetos no programa permanente Brazilian Black Unspoken da Warner Bros;

2023 | Co-direção de "Segura Essa Pose", série original da plataforma Globoplay;

2023 | Diáspora Lab: premiada como roteirista em laboratório internacional para cineastas racializados, e passa a integrar a Rede Paradiso de Talentos;

2024 | Recebeu o fundo internacional William Greaves da Firelight Media para cineastas racializados;

2024 | Representou o Brasil no American Film Showcase, organizado pela School of Cinematic Arts da USC (University of Southern California) em Los Angeles;

2025 | A convite do BFI Inclusion e Women and Hollywood, foi parte da programação do Marché du Film - Festival de Cannes 2025, no debate para uma Indústria de Gênero Inclusivo.

2025 | Participa do laboratório Trans Possibility - Sundance Film Festival

loader,gif
loader,gif
loader,gif
loader,gif
bottom of page